América Latina
“Sinergias entre continentes”
Em muitos casos, nos países da América Latina, as soluções locais de energia sustentável podem contribuir muito melhor do que as soluções em grande escala para reduzir a pobreza, aumentar o acesso à energia, ajudar a criar meios de subsistência nas zonas rurais, aumentar a segurança alimentar com a preservação local dos alimentos e a melhoria da saúde, ao mesmo tempo que ajudando a reduzir o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa.
O Projecto de Soluções Locais da rede INFORSE centra-se em dois objectivos prioritários alinhados com o contexto anteriormente descrito:
– Fortalecer a capacidade das OSC na divulgação de soluções locais de energia sustentável
– Aumentar a capacidade das OSC para promover energia sustentável e soluções locais para inclusão nos planos climáticos e de desenvolvimento a nível nacional, provincial e local.
Com esta intervenção, queremos reforçar a capacidade da sociedade para construir uma resposta à crise climática desde as bases, a favor dos mais pobres e inclusivas, o que conduz a uma transição para sociedades energeticamente sustentáveis e neutras em termos climáticos através de soluções locais. O projecto aborda o desafio de alcançar uma rápida redução nas emissões globais de gases com efeito de estufa para cumprir as metas climáticas globais de uma forma que também apoie o desenvolvimento para sair da pobreza.
Isto também inclui a pobreza energética, onde as pessoas não têm acesso adequado a serviços energéticos acessíveis. A intervenção centrar-se-á em soluções locais com utilização sustentável dos recursos locais. recursos e participação local e desenvolvimento de capacidades.
Ao partilhar experiências e informações sobre estas soluções entre organizações da sociedade civil em diferentes países e continentes, e ao desenvolver e divulgar informações sobre os seus benefícios e como integrá-los nos planos climáticos e de desenvolvimento, as soluções podem ser tidas em conta e utilizadas numa escala mais ampla. escala., recebendo mais atenção e financiamento. Isto também pode aumentar as capacidades das OSC para se envolverem na divulgação e chamar a atenção para as valiosas contribuições que as OSC podem dar na implementação.
Espera-se que a intervenção contribua para isso, fortalecendo o quadro global para as OSC que trabalham em prol de soluções energéticas sustentáveis locais que reduzam a pobreza, em particular no âmbito da Rede Internacional para a Energia Sustentável (INFORSE).
Esto es de particular importancia en las regiones donde este proyecto se llevará a cabo la intervención, incluidas las regiones con la mayor proporción de personas sin acceso adecuado a la energía básica (Sur de Asia y África al sur del Sahara) y con grandes desigualdades ( América Latina).
Até ao momento, os membros do projeto têm intervindo na realização de webinars dirigidos especialmente aos jovens da região, tanto no planeamento (seleção do público-alvo, diagrama de calendário, atualização de conhecimentos técnicos e pesquisa e compilação de material adequado, entrega de resumo do material aos participantes, entre outros) como na execução dos webinars virtuais e nas intervenções dos apresentadores em casa um deles. Posteriormente, foi feito um balanço de cada webinar, que foi levado aos participantes e discutido nas reuniões de coordenação dos regionais. As investigações regionais foram monitoradas com especial atenção ao que foi produzido por organizações internacionais.
Também estivemos participando do processo de declaração RCOY 2023, onde soluções locais em energia distribuída poderiam ser elaboradas e colocadas na agenda.
Isto não termina aqui, devemos continuar a defender a implementação de uma agenda que contemple soluções locais como pilar fundamental dos planos climáticos.